Parceria com SENAI
A Nestlé acaba de lançar no Brasil o primeiro serviço de venda personalizada de cápsulas de café Dolce Gusto. O projeto, que levou cerca de dois anos para ficar pronto, incluiu o desenvolvimento de um protótipo de robô, em parceria com o Senai, que faz a separação individual das cápsulas de acordo com o pedido de cada consumidor. No modelo de vendas tradicional, que é adotado em todo o mundo pela Dolce Gusto, as compras mínimas são de 10 ou 16 cápsulas de cada sabor.
Além da personalização do atendimento, o novo sistema – usado exclusivamente no comércio eletrônico – permitiu também reduzir o tempo de montagem dos pacotes para entrega e gerou economias com embalagem. O serviço está disponível para compras no site da marca no Brasil desde a semana passada e deve ser adotado por outras filiais da companhia no mundo. A empresa espera um crescimento de 20% a 30% nas vendas da linha Dolce Gusto no mercado brasileiro neste ano.
Pelo novo modelo, o consumidor pode escolher, para cada caixa de 50 ou 100 cápsulas, o número de unidades que desejar de cada bebida. A marca oferece 21 sabores, entre cafés, chás e bebidas lácteas. Também é possível gravar um nome em cada caixa de cápsulas.
Muito além do café
“As pessoas consomem café regularmente no Brasil. Mas outras bebidas, como capuccino, chá quente, machiatto, são consumidas em ocasiões especiais. E o modelo tradicional de venda não favorecia o consumo mais esporádico”, afirmou Guilherme Almeida, gerente de canais e e-business de café da Nestlé Brasil.
O robô foi instalado na unidade da Nescafé Dolce Gusto localizada em Barueri (SP). Almeida disse que o equipamento faz a separação de cápsulas de um pedido a cada 15 segundos. “Um operador faz a separação manual de um pedido por minuto. A redução de tempo é significativa”, afirmou.
A Nestlé também observou uma redução de 27% no uso de embalagens com o novo sistema. Na operação tradicional, as cápsulas são enviadas para o consumidor dentro de duas caixas. No projeto novo, as unidades são envolvidas em uma única caixa, mais resistente que as anteriores.
Na avaliação de Almeida, o serviço personalizado pode estimular um aumento no consumo de bebidas em cápsulas. Por ano, as vendas da Nestlé Dulce Gusto crescem de 20% a 30% em volume. A expectativa para este ano, por enquanto, é manter esse ritmo de expansão.
O executivo considera que as vendas de caixas personalizadas, no curto prazo, vão responder por 30% a 40% das vendas on-line da Dolce Gusto no Brasil. Atualmente, o comércio eletrônico é o principal meio de vendas de cápsulas da marca. Ao todo, 70% da base de consumidores da marca compra pela internet. As linhas também são vendidas no varejo tradicional.
A Dolce Gusto tem um serviço de assinatura para compra regular de cápsulas, que atende a pouco mais de 100 mil pessoas no Brasil atualmente. De acordo com Almeida, o Brasil possui o maior comércio eletrônico de Dolce Gusto no mundo.
Nespresso é lider de mercado
Lançada no país em 2009, a marca Nescafé Dolce Gusto está presente, atualmente, em 4% dos lares brasileiros, de acordo com a Nestlé. Dados da consultoria Euromonitor International mostram que é a segunda marca de café em cápsula mais vendida do Brasil, com 14,1% de participação de mercado. A Nespresso, lidera o segmento de cápsulas, com 45,5% de participação. A 3 Corações é a terceira colocada, com 8,5% das vendas.
A consultoria estima que o mercado de cafés em cápsula crescerá neste ano 11% em volume, chegando a 10,2 mil toneladas. Em valor deflacionado, a previsão é de um avanço de 20,9%, para R$ 3,59 bilhões. O mercado de cápsulas responde por aproximadamente 1% do total de café consumido no Brasil.
Com o término gradual da grave crise que estamos enfrentando, imagine o potencial de crescimento desse segmento que é uma tendência mundial.